Barragens apresentam risco de rompimento em MG

  • 08/02/2019
  • 0 Comentário(s)

Barragens apresentam risco de rompimento em MG

Depois da tragédia em Brumadinho, moradores de Barão dos Cocais, a 100 km de distância de Belo Horizonte e de Itatiaiuçu na região metropolitana , foram retirados de casa na madrugada.

Os Moradores do povoado de Pinheiros, em Itatiaiuçu, Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram retirados de suas casas na madrugada desta sexta-feira (8). Ao todo, cerca de 200 pessoas foram levadas para um hotel em Itaúna, na Região Centro-Oeste do estado, segundo a ArcelorMittal.

De acordo com a Polícia Militar da cidade, o pedido de apoio da retirada veio da Defesa Civil, que alertou para o risco de rompimento da barragem da Mina de Serra Azul. O povoado de Pinheiros fica a 1,5 quilômetro da barragem.

Segundo moradores que conversaram com o jornalismo da Globo Minas, o alerta da sirene teria tocado entre duas e três horas da madrugada. O coordenador da Defesa Civil afirma que não houve sirene, mas que as autoridades foram de casa em casa para retirada das famílias.

A barragem da Mina de Serra Azul pertence à mineradora ArcelorMittal. Procurada, a empresa disse que "a ação segue a atualização de uma avaliação feita no local, contratada pela ArcelorMittal Mineração e realizada por auditoria independente. A avaliação incluiu testes de stress feitos na barragem de Serra Azul, a partir de dados e aprendizado decorrentes dos eventos da barragem do Feijão, em Brumadinho. Baseado na variação do fator de segurança, a decisão tomada foi de evacuar todos os residentes enquanto testes adicionais estarão sendo tomados e qualquer medida de mitigação possa ser implementada." Veja nota completa abaixo da reportagem.

De acordo com relatório da Agência Nacional de Mineração (ANM), com data-base de janeiro de 2019, a Barragem I da Mina de Serra Azul é classificada como classe B, que tem categoria de risco baixo, mas com dano potencial associado alto.

Barão de Cocais

Na madrugada de hoje, cerca de 500 moradores de Barão de Cocais também foram retirados das suas casas .A cidade fica a cerca de 100 km de distância de Belo Horizonte. A barragem que pode romper é a Sul Superior da mina Gongo Soco.Os moradores das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, saíram de casa na madrugada desta sexta por volta de 1h, foram levadas para o ginásio poliesportivo da cidade em diversos ônibus. Este procedimento faz parte de um Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração..

Fontes.: R7.com e G1

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

sem locutor

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Gabriel Diniz

Jenifer

top2
2. Humberto e Ronaldo part. Jerry Smith

Não Fala Não Pra Mim

top3
3. Zé Neto e Cristiano

Notificação Preferida

top4
4. Gustavo Lima

Zé da recaida

top5
5. Wesley Safadão

Só pra Castigar

Anunciantes