SARAMPO ELA VOLTOU COM FORÇA TOTAL

0
46
Compartilhe

O Brasil passou por diversas epidemias de sarampo entre 1968 e 1991, com picos de expansão que infectavam milhares, em média, a cada dois anos. O vírus acabou perdendo força até que o país ganhou o certificado de território livre da doença, em 2016. O título foi perdido neste ano, depois da confirmação de um caso endêmico.

Em Minas Gerais, neste ano já foram confirmados quatro casos e cinco pacientes tiveram exame preliminar positivo para a moléstia. Com isso, o estado pode estar prestes a confirmar o mesmo número de contaminações registrado em 1999, último ano com casos autóctones – de transmissão ocorrida dentro do próprio território. A situação pode ser ainda pior, já que ainda estão sendo investigadas 73 notificações suspeitas.

Além disso, ao menos dois casos, já confirmados pela Secretaria Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata, ainda não foram incluídos no levantamento. A vacina, que é eficaz na prevenção da moléstia, continua a disposição da população em todos os postos de saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inaugurou nesta segunda-feira (9) o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), uma sala localizada na sede do órgão para trabalhar o monitoramento do sarampo no Estado.

A sala foi criada por determinação do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME), como parte das ações para conter o avanço dos casos de sarampo no Estado. O setor permite que as várias áreas de saúde se reúnam de forma mais objetiva para discutir os casos.

A análise dos indicadores de saúde relacionados à doença, o repasse de informações aos serviços de saúde e Unidades Regionais de Saúde serão mais efetivos. Isto porque, a sala concentra as referências técnicas envolvidas em um só local, facilitando o contato entre profissionais de saúde que atuam na ponta e os profissionais do Estado que atuam no desenvolvimento das estratégias de atuação”, explicou a assessora técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Rejane Letro.

Marcadoressarampo;

Deixe uma resposta

Participe, mande sua mensagem